Escolar Office Brasil é apoiadora de primeira hora do Programa Material Escolar

Feira promoveu o primeiro debate sobre o tema em 2012 e mantém incentivo até hoje

Maior e mais importante evento de artigos de papelaria das Américas, a Escolar Office Brasil sempre se posicionou como parceira das ações que visam ao desenvolvimento do setor. 

Por isso, é uma apoiadora de primeira hora do Programa Material Escolar (PME) há mais de uma década.

“Se o mercado está bem, a feira está bem”, constata Luciana Ramos, head da Escolar Office Brasil.

O contrário também é verdadeiro, e a feira sentiu o impacto de um momento desafiador enfrentado pelas papelarias no início da década de 2010, quando governos em diferentes esferas passaram a distribuir um kit de material escolar para os alunos da rede pública de ensino.

Impactos

Sem clientes no volta-às-aulas, data mais importante do calendário comercial, um grande número de papelarias fechou as portas ou teve queda significativa nas vendas, estimadas entre 30% e 40%. A situação afetou a visitação e os negócios da Escolar Office Brasil.

“A Francal [promotora da feira], na pessoa do então presidente [atual chairman], Abdala Jamil Abdala, e da gerente de Negócios da época, Wanira Salles, juntaram-se às entidades do setor em audiências com os órgãos públicos para mostrar o impacto prejudicial dos kits governamentais no mercado”, lembra Luciana.

Entre essas entidades estavam a ADISPA (Associação dos Distribuidores de Papelaria), ABIGRAF São Paulo (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), Brasil Escolar (Rede Nacional de Papelarias), SIMPA (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região) e, logo em seguida, a ABFIAE (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares).

Programa Material Escolar

Já naquela época, o Programa Material Escolar se mostrava como a alternativa mais eficiente. Ou seja, em vez de os governos adquirirem os materiais escolares de um único fornecedor via licitação, poderiam destinar esses recursos para que os pais dos alunos fizessem a compra diretamente nas papelarias, gerando negócios em toda a cadeia: varejo, distribuidores e fornecedores.

Além do apoio institucional para viabilizar o acesso a gestores públicos com os quais mantinha contato, a Francal, por meio da Escolar Office Brasil, passou a divulgar consistentemente o Programa Material Escolar para todo o mercado.

O primeiro debate sobre o assunto se deu na edição de 2012, dentro de um espaço da programação chamado Painel de Tendências. Com o tema Mercado de Papelaria: Como atingir um crescimento sustentável, a discussão contou com a participação de representantes das empresas Epson, Tilibra, Sharpel e Suzano, e da Brasil Escolar.

Naquele momento, o setor antecipava os benefícios do Programa Material Escolar para além do econômico. “O programa possibilita ao estudante da rede pública escolher bom material, dá a ele liberdade de escolha, satisfação”, defendeu Ricardo Carrijo, gerente de Relações Institucionais da Tilibra, durante o debate. 

Como exemplos bem-sucedidos de cidades que já haviam colocado o programa em prática, foram citadas Votorantim, Bariri e Fernandópolis, em São Paulo, e Poços de Caldas, Minas Gerais, entre outras. 

Divulgação constante

“Mesmo depois que o mercado de papelaria começou a reagir, por volta de 2016, o Programa Material Escolar se tornou um tema constante na programação da Escolar Office Brasil, bem como nossa parceria com as entidades para manterem estandes na feira a fim de atender e tirar dúvidas dos visitantes varejistas”, reforça Luciana. 

Isso pode ser comprovado na mais recente edição, em 2024, que abrigou o painel Aumente suas vendas no volta às aulas com o Programa Material Escolar, com representantes das Secretarias de Educação de São Paulo e Foz do Iguaçu, de duas papelarias paulistanas (Encantada e Matriz) e da ABFIAE.

Também neste ano, a Escolar Office Brasil colocou no ar o Portal Programa Material Escolar, com orientações, dicas e entrevistas com gestores públicos, entidades, fabricantes, distribuidores e papelarias.

Onda

Diferentemente das compras governamentais, que provocaram uma ruptura no mercado, Luciana vê o Programa Material Escolar mais como uma onda que ganha volume a cada ano. 

“A gente percebe o crescimento do mercado pelas informações que recebemos de fornecedores e varejistas. Considerando o tamanho do Brasil, ainda há poucas localidades com o programa implantado. Da nossa parte, vamos continuar batalhando para que ele chegue ao maior número possível de municípios”, garante.

Como você viu, o Portal Programa Material é uma das mais recentes iniciativas da Escolar Office Brasil para estimular a expansão do programa para todo o Brasil. Continue acompanhando nosso conteúdo para ficar sabendo tudo sobre essa verdadeira revolução do mercado de papelaria.O Programa Material Escolar é uma iniciativa da ADISPA (Associação dos Distribuidores de Papelaria), ABFIAE (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares), ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e SIMPA (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo), com apoio da Escolar Office Brasil.