Sindicatos apoiam papelarias que desejam vender pelo Programa Material Escolar

Em São Paulo, Sindilojas-SP trabalha junto com a Secretaria de Educação na expansão da rede credenciada e no auxílio às dúvidas dos empresários

Você já viu aqui como fazer para se credenciar e começar a vender pelo Programa Material Escolar (PME), e as numerosas vantagens que esta modalidade traz para as papelarias.

O Sindilojas-SP (Sindicato do Comércio Varejista e Lojista do Comércio de São Paulo) cita mais alguns benefícios aos empresários que aderiram ao Programa Material Escolar na capital paulista:

  • Aumentar do fluxo de clientes na loja;
  • Equilibrar a competitividade entre as papelarias;
  • Obter receita extra, acrescentando a atividade de venda de uniformes;
  • Permitir o contato com o público local, com possibilidades de ações de fidelização; e
  • Permitir a centenas de estabelecimento (e não apenas um), a receita gerada pela compra pública de papelaria e uniforme.

O sindicato empresarial detém a representação oficial de todo o segmento de papelaria em São Paulo, algo próximo a nove mil estabelecimentos. 

Entre suas diretrizes estão representar, orientar e prestar informações, serviços e parcerias a fim de proporcionar aos empresários varejistas e lojistas uma base sólida para seu fortalecimento no mercado.

O início

A prefeitura de São Paulo anunciou a implantação do Programa Material Escolar em 2020. Como representante do varejo de papelarias, o Sindilojas-SP atuou no processo.

“O Sindilojas-SP apoiou a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo na expansão da rede credenciada e no auxílio às dúvidas dos empresários de papelaria e uniformes”, conta Eduardo Sylvestre, gerente de Marketing do sindicato.

Ele lembra que os maiores desafios relatados no início foram situações de instabilidade do aplicativo Kit Escolar Duepay, por meio do qual são feitos os créditos para utilização pelos pais e responsáveis dos alunos. “Mas, segundo a secretaria, foram solucionadas em pouco tempo”.

Mapeamento

Entre as ações do Sindilojas-SP em parceria com a secretaria municipal o gerente destaca o mapeamento e identificação dos locais que apresentavam menor oferta de papelarias cadastradas. 

“A partir daí, fizemos um trabalho de divulgação, buscando aumentar o cadastro nesses locais deficitários”, diz Sylvestre.

O esforço deu resultado. Para se ter uma ideia, no ano letivo de 2024 mais de 500 estabelecimentos se cadastraram para vender por meio do Programa Material Escolar em São Paulo.

É mais que o dobro das 232 lojas credenciadas no primeiro ano do programa, em 2021.

Entre em contato

Se você tem alguma dúvida sobre o Programa Material Escolar e deseja receber apoio e orientações do Sindilojas-SP, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (11) 2858-8400
  • Formulário Fale Conosco
  • WhatsApp: (11) 2858-8402

Continue acompanhando o Portal Programa Material Escolar e fique por dentro das notícias, dicas e histórias sobre o Programa Material Escolar.

O Programa Material Escolar é uma iniciativa da ADISPA (Associação dos Distribuidores de Papelaria), ABFIAE (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório), ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e SIMPA (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo), com apoio da Escolar Office Brasil.